+55 (11) 2078-4221

É mais complexo vender cloud?

11

Feb, 16

É mais complexo vender cloud?

img_post3A resposta é “sim!”. Porém, há muitas oportunidades envolvidas e possibilidade de ganhos elevados para quem conseguir se posicionar nesse mercado

Apesar de ser um conceito que orbita pelo mercado de TI há alguns anos, cloud computing ainda é um tema bastante nebuloso para a indústria. Assim, é natural que haja dificuldade de adaptação de empresas e de profissionais, que durante muitas décadas trabalharam em um modelo até então vencedor.

Como abandonar o modelo de vender produtos e entrar em um universo em que tudo simplesmente vira “serviço”?  E como as comissões sobre as vendas com valores absolutos de grande soma passam a ser distribuídas ao longo do tempo de duração dos novos contratos?

Oferecer cloud ao mercado é muito diferente de simplesmente vender tecnologia. O grande desafio da incorporação do modelo orientado à nuvem é que o conceito exige mudanças de postura frente a clientes e provedores, transformação de processos e adaptação da cultura organizacional. Não dá para negar, fazer isso não é simples.

Mas, apesar da complexidade, não há nenhum grande provedor de TI – seja de hardware, software, serviços ou aplicações – que já não tenha ou esteja trabalhando para construir uma oferta em cloud. A pergunta não é inserir ou não uma oferta de nuvem em seu portfólio, mas como fazer isso.

Apresentar-se ao mercado sem uma opção nesse modelo é praticamente se colocar fora do cenário atual de tecnologia. E, o importante é que os vendors se movem e incentivam seus distribuidores para auxiliarem revendas em sua jornada rumo à cloud.

Nesse momento, é bastante compreensível achar que é difícil trabalhar com uma oferta de soluções em nuvem, mas o mercado está mudando e a tecnologia como serviço passa a ser o novo padrão na compra de recursos computacionais.

Vale lembrar, ainda, que consultorias como a IDC, projetam que as vendas de SaaS, IaaS e PaaS, crescerão a um ritmo seis vezes mais rápido que o mercado tradicional de TI. Então, é preciso estar preparado e o momento é agora! Inovações exigem mudanças e adaptações e cloud exige que elas sejam feitas rapidamente!

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.