+55 (11) 2078-4221

Três verdades sobre cloud

09

mar, 16

Três verdades sobre cloud

img_post7A computação em nuvem ainda tem muito espaço para evoluir. Porém já é possível listar alguns aprendizados importantes sobre o conceito.

A computação em nuvem segue sua jornada rumo à maturidade. Desde seu surgimento, em meados dos anos 2000, o conceito evoluiu bastante. Muitos desses avanços se apoiaram na massificação das ferramentas e na comprovação de resultados em ambientes de produção, balizados por casos práticos.

Claro que cloud computing ainda tem muito para crescer, especialmente se pensarmos que o modelo se populariza ano após ano e ganha abrangência. Contudo, é possível tirar alguns aprendizados valiosos do que se viu até agora e pontos que tendem a se intensificar no futuro.

1. Além das PMEs: Características como elasticidade e pagamento de acordo com o consumo, primeiramente, impulsionaram a computação em nuvem junto a pequenas empresas. Mas, à medida que ganhava corpo, o modelo despertou o interesse também em organizações de maior porte. A IDC aponta que as grandes corporações serão responsáveis por mais da metade dos US$ 141 bilhões que serão movimentados com a compra de SaaS, PaaS e IaaS ao redor do mundo em 2019.

2. Parceiros são fundamentais. Por mais automático que seja o processo de compra e utilização de recursos em nuvem, um parceiro de TI será primordial para ajudar as empresas em sua jornada. Processos de migração de ambientes não são simples e um canal especialista atuando junto ao provedor de cloud facilitará a vida do cliente, desde o suporte até em manter os serviços em evolução. Nesse contexto, ganha peso a figura dos trusted advisors, termo usado para definir revendas com alto valor estratégico capazes de ajudar empresas no ciclo de evolução tecnológico.

3. Não se resume à TI. Muito mais do que um apanhado de ferramentas, cloud computing traz transformações na forma como as companhias consomem TI. A mudança não é apenas no modelo de pagamento. Há toda uma necessidade de adequação de fluxos, modelos de entrega e orquestração de trabalhos. Além disso, o conceito é tão amplo que há todo um impacto nas estruturas organizacionais e interfaces, com executivos de negócios interessados pelo tema e participando da definição de projetos, o que muda a abordagem dos fornecedores.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.