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Erros que as empresas (ainda) cometem ao vender cloud

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mar, 16

Erros que as empresas (ainda) cometem ao vender cloud

img_post11Apesar de todos avanços, ainda há muitos equívocos cometidos por empresas na hora de estruturar suas estratégias comerciais em torno da nuvem.

A computação em nuvem orbita no mercado há um bom par de anos. Ao longo desse tempo, o conceito evoluiu de forma consistente, ganhou formas e remodelou discursos e abordagens. Casos práticos começaram a vir à tona. Com isso, surgem exemplos de práticas vencedoras que ajudam a pavimentar ainda mais o caminho do sucesso.

Porém, e apesar de todos esses avanços verificados, ainda há muitos equívocos cometidos por empresas na hora de estruturar suas estratégias comerciais em torno de cloud. A seguir, apresentamos três erros comuns que ocorrem no dia a dia de quem atua com SaaS, PaaS e IaaS.

1. Subestimam as dificuldades. Fabricantes de tecnologia sempre vão dizer que o seu produto é fácil de usar. Não se iluda com mensagens do tipo “com dois cliques você cria um servidor!”. Saiba que a realidade é bem mais complexa do que isto.

2. Insistem em uma abordagem puramente tecnológica. Trabalhar a venda com base em aspectos técnicos foi bastante útil e funcionou nas décadas que precederam o advento da cloud. A nuvem (assim como outras tecnologias digitais) exige uma mudança de postura, com abordagem comercial cada vez mais consultiva e baseada nos retornos que a tecnologia agrega aos negócios.

3. Não preparam a operação. Vender nuvem afeta aspectos contábeis, econômico-financeiros, entrega de projetos, modelo e capacidade de entrega de projetos. Tenha em mente que será necessário ajustar os processos de retaguarda de sua empresa para alcançar o sucesso no mundo cloud. Lembre-se: computação é um novo modelo de negócios.

De olho nesses três pontos, tenha em mente que há um grande interesse da indústria e dos distribuidores em fomentar a oferta de soluções em nuvem em seu ecossistema de parceiros. É inegável que a computação em nuvem traz vantagens tangíveis para os compradores de TI (como pagar apenas por aquilo que usou ou a capacidade de provisionar recursos rapidamente) o que, no final do dia, acarreta redução de despesas e uma relação mais intensa com seus clientes.

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