+55 (11) 2078-4221

Quer mais segurança da informação? A resposta está em cloud

29

Apr, 16

Quer mais segurança da informação? A resposta está em cloud

Cloud securityExistem diversas ferramentas em nuvem que podem ajudar as empresas a elevarem os níveis de proteção de seus ambientes.

Apesar de ser uma das principais barreiras citadas pelos gestores de TI como entrave para adoção de recursos em nuvem, não há como negar que cloud tem tudo para ser tão ou mais segura que os ambientes computacionais tradicionais das empresas usuárias. O próprio Gartner reconheceu isso há bastante tempo e já destacou esse ponto em diversos artigos.

Esse reconhecimento se dá, em grande parte, pois os fornecedores de nuvem têm pleno conhecimento das dúvidas dos CIOs quanto à proteção de dados e recursos. Todos os grandes vendors que se arriscam na oferta de ferramentas em nuvem incluem a segurança como aspecto prioritário da solução.

Além disso, muitos desses gigantes desenvolvem e vendem tecnologias que ajudam a elevar as camadas de proteção das organizações. Em um post anterior, já citamos diversos serviços ofertados pela Microsoft no Brasil através do Azure. Lá, por exemplo, é possível contratar pelo menos três soluções orientadas a temas de segurança: backup, recuperação de desastre e também uma central de gestão que melhora temas como proteção, detecção e resposta a ameaças.

Saber trabalhar essas soluções pode ampliar consideravelmente os níveis de proteção de uma empresa. Além disso, para quem revende tecnologia em nuvem, é uma maneira de ampliar seu leque de ofertas e fortalecer a confiança dos clientes nas soluções.

Diversos canais que estão alcançando sucesso na venda de soluções cloud enfatizam que a segurança na nuvem é algo que o parceiro deve propor e compor tecnologicamente de acordo com a demanda de seus clientes.

Essa abordagem é importante e bastante adequada em muitos desafios enfrentados pelas empresas, e podem ser resolvidas com recursos em nuvem. Imagine um ataque de DDoS (negação de serviço) onde é possível usar elasticidade para fazer frente a ameaça, de maneira automática e rápida.

Lembre-se: rapidamente todas as ofertas de TI migrarão para um modelo cloud. Esta é uma realidade que precisa ser assimilada. As oportunidades de serviços e ofertas específicas para nuvem são demandas importantes de todos os CIOs. Há pouca oferta de empresas realmente preparadas e prontas para vender. Por isso é importante agir rápido.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.