+55 (11) 2078-4221

Como funciona e quais as vantagens do licenciamento SPLA Microsoft?

20

maio, 16

Como funciona e quais as vantagens do licenciamento SPLA Microsoft?

iStock_000016168528XSmallEntenda porque o Service Provider Licence Agreement é um componente essencial dentro da estratégia de cloud da fabricante.

Você sabe que existem modelos distintos de licenciamento de soluções em nuvem? Um mesmo fabricante, nesse caso, pode atuar com duas ou até mais até mais abordagens comerciais. Saber qual é o mais adequado a sua estratégia pode trazer uma série de vantagens e benefícios adicionais. A Microsoft, por exemplo, além do CSP (Cloud Solution Provider), possui o SPLA (Service Provider Licence Agreement).

Justamente essa segunda modalidade será o tema que trataremos nesse post. O licenciamento SPLA permite que service providers e desenvolvedores independentes (ISVs) “aluguem” software ou prestem serviços a partir de software Microsoft. A modalidade é uma parte essencial dentro da estratégia de SaaS e cloud da fabricante do Azure e Office365.

Uma das grandes vantagens desse modelo é o fato de permitir o uso comercial compartilhado de recursos tecnológicos da fabricante. Ou seja, o canal pode oferecer a mais de um cliente a mesma infraestrutura e a mesma licença da fabricante, o que resulta numa melhor utilização de recursos e maior margem para o parceiro que embarca esses componentes em sua oferta.

A modalidade atende justamente a oferta comercial de produtos Microsoft hosteados. O acordo permite que os fornecedores de TI usem licenciamento mensal de produtos Microsoft para fornecer soluções de software e aplicações hospedadas aos seus clientes.

O licenciamento SPLA tem vantagens adicionais. Por exemplo, não tem custo inicial, nenhuma taxa de adesão e nem compromisso de consumo. O software da Microsoft é fornecido numa modalidade semelhante a um aluguel mensal durante um contrato de três anos. O modelo oferece risco mínimo de investimentos e gerenciamento efetivo do fluxo de caixa.

São diversos produtos disponíveis nessa categoria, que cobre desde as ferramentas de gestão do Dynamics, até Exchange Hosted Services e Server, ForefrontTM, Office System, SharePoint Server, SQL Server e System Center.

A Ingram Micro Cloud disponibiliza uma célula dedicada ao licenciamento SPLA com foco comercial nas revendas que desenvolvem software e provedores de serviços. Para saber mais, entre em contato conosco.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.