+55 (11) 2078-4221

O que considerar antes de adotar um CRM cloud

14

jun, 16

O que considerar antes de adotar um CRM cloud

INGRAM MICRO_texto22_crmdynamicsimageAs empresas têm buscado cada vez mais aplicações em SaaS para potencializar suas iniciativas comerciais. Saiba o que considerar antes de adotar essas ferramentas.

Os sistemas para gestão de relacionamento com clientes (CRM) decolaram com a computação em nuvem. A contratação dessas soluções como serviços ganharam extrema popularidade com o sucesso de ferramentas como o Salesforce.com e o Dynamics CRM Online.

As empresas têm buscado cada vez mais essas aplicações em SaaS para potencializar suas iniciativas comerciais. Porém, muitos executivos ainda têm dúvidas sobre quais fatores devem considerar na hora de adotar a tecnologia.

Para sanar algumas dessas questões, apresentamos a seguir pontos fundamentais para avaliar antes de adotar um CRM cloud.

Privacidade fundamental. Os dados que rodam na nuvem pertencem ao cliente. Portanto, considere um fornecedor que respeite a confidencialidade. Isso contempla questões que vão desde o simples fato de aquele vendor não poder usar suas informações para direcionar publicidade (a você ou seus clientes!) até armazenar os dados de sua organização em um ambiente virtual dentro de sua cloud diferente de outros de seus clientes.

Transparência acima de tudo. Por mais que a nuvem seja etérea, é importante saber onde seus dados estão, quem pode acessá-los e o que o fornecedor do serviço faz com eles. Antes de contratar o serviço, questione onde se localizam os data center do fornecedor e qual é a lógica que ele usa para determinar onde seus dados estão armazenados. Além disso, estabeleça acordos com cloud providers que notifiquem qualquer alteração, mesmo que de rotina. Assim, como administrador, você receberá notificações de serviço e de conformidade relacionadas a mudanças, além de informações de segurança, privacidade e auditoria.

Segurança implacável. Escolha um fornecedor capaz de entregar o estado da arte quando o assunto for segurança. Veja que essa é o terceiro ponto e, assim como nos dois quesitos anteriores, ele trata de proteção! Nunca é demais reforçar aspectos de segurança, afinal, quando for para a nuvem, vá sem medo para poder explorar todas as possibilidades do modelo. Os principais vendors de soluções cloud, normalmente, adotam no mínimo cinco camadas de proteção: de dados, aplicativos, host, rede e física. Além disso, fazem monitoramento proativo constante para identificar ameaças desconhecidas, prever comportamentos mal-intencionados e monitorar a existência de eventos irregulares que possam ser indicativos de problemas.

Escolha os melhores. Uma das principais vantagens de utilizar um software como serviço é o movimento constante de inovações que aquela tecnologia recebe. Perceba que a TI é um laboratório de constante mudança. Assim, na hora de escolher um fornecedor, considere aquele que seja capaz de evoluir mais rapidamente a tecnologia, alinhando com os avanços do mercado, para que você possa extrair ao máximo os benefícios e novidades tecnológicas.

Parceiros confiáveis. Busque parceiros que possam contribuir com sua estratégia rumo à nuvem. Sabemos que adotar cloud não é uma tarefa simples. Portanto, ter um conselheiro que conheça profundamente o conceito e possa ajudá-lo em integrações e diminuição das turbulências da jornada será um diferencial e tanto. Além disso, quando seu ambiente estiver em produção, esse parceiro será fundamental para manter a ferramenta estável para que sua emprese tire o máximo proveito possível da tecnologia.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.