+55 (11) 2078-4221

Afinal, o que é e por quê considerar uma nuvem bare metal?

25

jul, 16

Afinal, o que é e por quê considerar uma nuvem bare metal?

INGRAM-MICRO_H2_post04_bare-metal2Conceito é extremamente importante para empresas que buscam infraestruturas como serviço (IaaS) com alto desempenho e segurança

Quais as premissas básicas de uma infraestrutura cloud? A resposta mais precisa para essa questão seria “um ambiente computacional escalável, elástico, virtualizado, contratado sob demanda, com acesso amplo à rede e pago de acordo com o uso”, certo? Errado!

Em outubro de 2011, depois de anos de discussão e uma dezena de rascunhos descartados, a National Institute of Standards and Technology (associação norte-americana que define padrões e normas) chegou a um consenso dos atributos necessários que compõem uma nuvem.

Pelo acordo estabelecido, os pontos citados acima estão quase todos corretos. O único atributo que não se encaixa na convenção conceitual é “virtualizado”. Em nenhum momento o documento cita que uma nuvem precisa de uma camada de virtualização. E aí talvez você se pergunte: Mas existe oferta de serviços cloud não virtualizados?

A resposta é “Sim”.

Trata-se do que o mercado convencionou chamar de “Bare Metal”. Algumas opções que se enquadram nessa categoria estão disponíveis no mercado, sendo que a mais famosa delas é o SoftLayer, da IBM.

Aliás, as nuvens bare metal chamam muita atenção de empresas, pois combinam características bem importantes do modelo de nuvem com VMs à força bruta que muitas organizações precisam para rodar cargas de trabalho intensivas.

Essencialmente, essas clouds consistem em servidores físicos que podem ser implementados sob demanda e faturados por hora. Esses ambientes são construídos em hardware pré-configurado fixo para permitir tempos de provisionamento mais rápidos.

Os benefícios do conceito incluem maior poder de processamento e operações de entrada/saída por segundo (IOPS), desempenho mais consistente de disco e de rede.

Além disso, o ambiente tem um componente extra de segurança, pois todos os recursos de servidores físicos são dedicados a um único usuário. Essa característica torna o modelo ainda mais aderente a clientes resistentes ao compartilhamento da estrutura computacional!

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.