+55 (11) 2078-4221

O papel do ecossistema no avanço da cloud

26

ago, 16

O papel do ecossistema no avanço da cloud

INGRAM MICRO_h2_post15_ecossistemacloudDistribuidor assume função cada vez mais fundamental agregando soluções de diversos fabricantes e oferecendo ferramentas que facilitem o trabalho dos canais.

Ecossistema é o termo usado para descrever um ambiente amplo, complexo, composto por elementos interdependentes que trabalham em conjunto de forma sinérgica. Quando transportado para o mundo da computação em nuvem, o conceito trata da correlação entre diversos elos da cadeia de distribuição para geração de valor ao mercado.

Nas duas pontas desse sistema estão os fabricantes e as revendas de TI. No meio, estabelecendo a ponte entre esses dois organismos, encontram-se os distribuidores, que ganham cada vez mais espaço e desempenham função fundamental no ambiente de cloud.

A camada de distribuição começa a cumprir o papel de agregador de soluções de múltiplos vendors e assume a posição para facilitar o trabalho dos canais, reduzindo complexidade e facilitando a integração de tecnologias em seus clientes.

Esse elemento adiciona diversas vantagens que ajudam a alavancar negócios de nuvem para empresas que estão nas duas pontas dessa cadeia de valor. O papel da distribuição no ecossistema toca temas a agregar, de forma centralizada, soluções de diversos fabricantes e entregar isso às revendas a partir de modelos padronizados de gestão, além de ferramentas que permitam que os canais aproveitem as oportunidades e sinergias.

Indo um pouco mais a fundo nessa discussão, de um lado temos os fabricantes, que precisam de um ecossistema forte de revendas para apoiá-los em suas estratégias de ida ao mercado. Ter essa base de aliados constitui-se em uma fortaleza para vencer enquanto o mundo migra para a nuvem.

No fim do dia, somente um grande número de parceiros capacitados permitirá que a indústria de TI esteja apta a cobrir o mercado, capturando oportunidades horizontais (por geografia) e/ou verticais (por indústria).

Na outra ponta, os canais precisam evoluir sua camada de ofertas para entregar soluções mais amplas, que atendam as demandas desses clientes. Com a evolução do conceito de cloud, percebemos que dificilmente um única marca resolverá todas demandas de negócios de uma empresa.

Logo, conectar ferramentas de múltiplos vendors é fundamental, porém não é uma tarefa simples, especialmente pela complexidade de gestão trazida pelo relacionamento descentralizado, estabelecido particularmente com cada um desses fabricantes.

E é justamente aí que o distribuidor de tecnologia assume papel fundamental: agregando soluções e unindo as pontas desse ecossistema cloud. A ideia é que uma rede ampla é melhor do que um ambiente formado por diversos elos pequenos, onde seja possível colaborar de forma simples e aproximar as pontas para gerar oportunidades de maneira efetiva.

Justamente por isso estamos, aqui na Ingram Micro, trabalhando para criar o maior ecossistema cloud do mundo, agregando soluções inovadoras de fabricantes e dando a revendas a possibilidade de explorarem o máximo potencial de negócios em um mercado consumidor cada vez mais digital.

Cloud é considerado um dos alicerces da transformação digital das empresas e há muita oportunidade aberta. Números da IDC apontam que apenas 10% das companhias já atingiram o nível máximo de maturidade no uso de tecnologias em nuvem. A projeção é que esse percentual chegue a 45% dentro de dois anos. Logo, o potencial é gigantesco!

A missão do distribuidor aqui é atuar com um agregador de soluções, facilitando a relação comercial de fabricantes com revendas para que seja mais simples levar ao mercado recursos e extrair valor a partir da nuvem. Afinal, sabemos que o mundo está cada vez mais conectado e queremos estreitar a relação para alavancarmos oportunidades e cloud. Venha fazer parte de nosso ecossistema!

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.