+55 (11) 2078-4221

Gartner: uma empresa sem cloud será tão raro quanto uma empresa sem internet

19

set, 16

Gartner: uma empresa sem cloud será tão raro quanto uma empresa sem internet

cloud1609Gartner reforça que a transição da indústria para oferta de soluções em nuvem impulsionará uma mudança profunda no mercado

Já imaginou se em sua empresa não tivesse conexão à internet? Tirando o fato de que, se fosse assim, você nem estaria lendo esse texto. Trata-se de uma situação hipotética praticamente impossível de se imaginar nos dias de hoje.

Pois bem, o Gartner liberou uma previsão na qual indica que, em 2020, uma companhia que não utiliza nenhum recurso de computação em nuvem será tão raro quanto uma companhia sem conexão à web nos dias de hoje.

A consultoria embasa sua projeção, principalmente, no fato de que a indústria está adotando de forma massiva uma postura de “cloud-first” ou até mesmo “cloud-only” para composição de portfólio, o que ajuda a impulsionar o conceito no mercado. A expectativa é que, até 2019, mais de 30% dos maiores fabricantes de TI do mundo já tenham completado essa transição rumo à adaptação de suas ofertas ao contexto. Cloud será a opção padrão para infraestrutura e software, reforça Jeffrey Mann, vice-presidente de pesquisas da consultoria.

Apesar de muitas organizações ainda evitarem o uso de recursos de tecnologia em nuvem, o Gartner acredita que isso mudará em breve, até chegar ao ponto de tornar-se algo inevitável. Assim, novas capacidades estarão disponíveis apenas para contratação no modelo de nuvem, forçando algumas organizações – que ainda lutam contra – a adotarem o conceito.

Outro componente versa sobre a transformação digital, que exige que empresas sejam ágeis o suficiente para responderem a demandas do mercado, ponto que é endereçado a partir da flexibilidade e escalabilidade encontrada em nuvem.

Pelas projeções, até 2020, mais poder computacional será vendido na modalidade de Infraestrutura e Plataforma como Serviço (IaaS e PaaS, respectivamente) do que entregues dentro de data centers corporativos.

Aliás, o faturamento desse mercado, que contempla soluções como Microsoft Azure e IBM SoftLayer, cresce mais de 40% ao ano desde 2011, sendo que deve manter o ritmo anual de evolução acima de 25% pelos próximos anos, movimentando nada menos do que US$ 55 bilhões em 2020.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.