+55 (11) 2078-4221

Quais foram as posições no Quadrante Mágico cloud IaaS do Gartner 2016

07

dez, 16

Quais foram as posições no Quadrante Mágico cloud IaaS do Gartner 2016

iass
Líderes, visionários, desafiantes, fornecedores de nicho. Todos os anos o Gartner avalia diversos segmentos de mercado para posicionar players de destaque em seu Quadrante Mágico. Recentemente, a consultoria divulgou o nome dos fornecedores de Infraestrutura como Serviço (IaaS) que integram a edição 2016 do estudo.

A ideia é avaliar fabricantes de TI com base na habilidade que possuem para articular suas ofertas em termos de maturidade, penetração de mercado, capacidade de inovação e competitividade.
Dentre os critérios que determinam um “líder” no Quadrante Mágico estão as capacidades dessas organizações diferenciarem suas ofertas a partir estratégica forte de tecnologia e roadmap ambicioso. Na teoria, as soluções que oferecem já tem grande market share, diversos casos de negócio e reconhecimento dos clientes.

Clique aqui para ver a matéria completa (em inglês)

O Azure foi posicionado como líder em cloud IaaS em 2016, juntamente com a Amazon Web Services (AWS). Esse foi o terceiro ano consecutivo que a solução da Microsoft aparece no quadrante.

“Estamos honrados com este reconhecimento contínuo e determinados a seguir com o nosso compromisso e o ritmo acelerado de inovação nos serviços de infraestrutura”, celebrou a fabricante.

Entre os Visionários encontram-se fornecedores que sustentam uma visão de mercado ambiciosa, investimentos pesados e orientados a desenvolver ofertas emergentes. A Google Cloud Platform é o único nome estampado nesse quadrante na edição deste ano do estudo.

A terceira categoria apresenta players de nicho, classificados pela excelência de suas ofertas verticalizadas e/ou orientadas a determinadas aplicações. É o setor que mais apresenta nomes. Nesse quadrante aparecem marcas como Rackspace, VMware e Fujistu.

Outro gigante destacado como provedora vertical é a IBM, com a oferta de SoftLayer. O Gartner destaca como fortalezas da solução as diferentes modalidades de entrega do serviço (virtualizado e bare metal) e a estrutura sólida, que vem com a marca da Big Blue.
Leia mais sobre Bare Metal

Por fim, a categoria Desafiantes agrupa fornecedores bem posicionados no segmento, com boa presença em alguns casos específicos, mas não totalmente preparados para demandas atuais do mercado. O Gartner não listou nenhuma empresa na categoria.

O mercado de cloud IaaS passou por uma consolidação intensa nos últimos anos, o que está redefinindo esse segmento. Nessa jornada para adotar recursos em nuvem, as empresas procuram um fornecedor de TI que entenda suas necessidades e desafios. Para saber como se posicionar para crescer nesse mercado, entre em contato conosco.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.