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Cinco dicas para iniciar uma estratégia eficiente de marketing direto

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dez, 16

Cinco dicas para iniciar uma estratégia eficiente de marketing direto

Digital MarketingUma estratégia de relacionamento próximo com seus públicos-alvo, não necessariamente, precisa ser cara

Grandes, médias e pequenas; não importa. Marketing direto é fundamental para qualquer organização que pretende se manter competitiva e/ou construir relações próximas com sua base de clientes.

E uma estratégia de relacionamento próximo com seus públicos-alvo, não necessariamente, precisa ser cara, ainda mais se considerarmos toda tecnologia e dados disponíveis para executar uma campanha efetiva e de alto impacto.

De olho nesse contexto, apresentamos cinco coisas que você precisa saber sobre marketing direto, destacando algumas dicas que permitirão à sua empresa começar rapidamente a percorrer esse caminho e obter crescimento em receitas e satisfação dos clientes.

Na essência, o marketing direto é sobre utilizar dados para direcionar mensagens corretas, no momento adequado, à sua base de clientes e prospects. Essa estratégia precisa seguir princípios simples: mensagem clara; foco nas ofertas apresentando benefícios de sua solução (não apenas características dos produtos); e mecanismos que despertem interesse para que seus clientes e prospects entrem em contato.

Com essas premissas básicas em mente, aqui vão as cinco dicas de marketing direto que sua empresa pode adotar a partir de agora.

1. Tenha um website preparado para se relacionar com o mercado

Antes de provocar sua audiência com campanhas de comunicação, avalie o site de sua empresa. Vivemos em um mundo digital e é muito possível que as pessoas que receberão a mensagem farão buscas online sobre sua companhia – muito antes de entrarem em contato com seu vendedor.
De acordo com uma pesquisa da Sirius Decision, atualmente, 67% da jornada de compra é feita usando meios digitais. Então, tenha certeza de que dará aos compradores as informações que eles precisam saber sobre sua empresa e como seus produtos/serviços podem ajudá-los.

Além disso, é importante pesquisar sobre mecanismos de ranqueamento em motores de busca (usando técnicas de SEO) que facilitem que as pessoas encontrem sua companhia ao fazerem buscas no Google. Tenha certeza de que toda campanha que sua empresa fizer levará a audiência a seu site e esse público vai querer saber mais sobre sua companhia.

2. E-mail continua a ser uma das melhores formas de conquistar a audiência

E-mails marketing são a estrela do marketing direto e você precisa considerar seriamente o uso dessa ferramenta – se é que já não usa. Esses mecanismos funcionam principalmente por serem formas efetivas e baratas de espalhar informações junto ao mercado potencial. Há diversos provedores desse tipo de serviço. Esses fornecedores entregam sistemas que permitem a construção, execução e medição dos resultados de suas campanhas.

3. Materiais de divulgação físicos funcionam muito bem em determinadas circunstâncias

Sim, parece que praticamente tudo acontece online nos dias de hoje. Porém, ainda há espaço e lugar para materiais de divulgação impressos – como folders, panfletos e revistas. É importante avaliar esse tipo de abordagem especialmente em estratégias endereçadas a decisores de compra nos níveis mais alto nas organizações, que trabalham com várias camadas de proteção para barrar promoções e ofertas não solicitadas.

Ainda há algo no comportamento humano que o faz valorizar uma peça de qualidade impressa, especialmente se aquilo trouxer uma abordagem e conteúdo interessante. Além disso, um estudo da Direct Marketing Association revela que 51% dos consumidores preferem receber esse tipo de material de empresas que atuem em suas cidades.

4. O marketing moderno adora usar dados para conhecer melhor seus clientes

Usar dados em estratégias de marketing ajudará sua empresa a encontrar e satisfazer seus clientes, trazendo possível crescimento na lucratividade de sua organização. Saiba: sua base de clientes é uma mina de ouro para quem sabe usar bem os dados em campanhas de marketing! Com isso em mente, comece olhando e identificando padrões nos dados e buscando formas de preencher pontos que estão faltando.

Boas ferramentas ajudam a segmentar clientes a partir de registros demográficos, por indústrias, tamanho de empresas, etc. Assim, é possível direcionar campanhas de forma a torna-las mais precisas. Saber nomes dos tomadores de decisão e seus cargos dentro daquela organização ajudará a identificar como direcionar melhor sua mensagem.

Há um trabalho importante de limpeza de dados para identificar e remover informações duplicadas em seus sistemas. Isso ajuda a evitar o envio de comunicações duplicadas, que aborrecem o receptor. E, quando tiver uma melhor compreensão sobre seus melhores clientes, pode formatar campanhas comerciais direcionadas a esse público.

Leia aqui como adotar um CRM Cloud.

5. Use o máximo de recursos e ferramentas disponíveis

Existem diversas maneiras de iniciar um plano de marketing direto. Além disso, há ferramentas que ajudarão a atingir resultados de forma mais precisa. Quando conseguir os primeiros resultados em iniciativas fundamentais, pense em avançar uns níveis, buscando engajamento dos usuários em redes sociais – criando páginas de sua companhia em plataformas como Facebook, LinkedIn e Twitter – para otimizar a interação com a base de clientes. Além de ser uma forma de expandir mecanismos tradicionais, são recursos que podem ser utilizados praticamente sem custo.

Leia aqui sobre como o Power BI pode ajudar a obter respostas que possibilitam a tomada de decisões em diversos âmbitos.

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