+55 (11) 2078-4221

Tendências que moldarão o mercado de cloud em 2017

17

jan, 17

Tendências que moldarão o mercado de cloud em 2017

cloud-computing Forrester listou seis cenários distintos que moldarão o mercado de computação em nuvem neste ano.

Ao final de cada ano, consultorias começam a disparar relatórios apontando as tendências tecnológicas que figurarão entre as apostas tecnológicas que integrarão estratégias corporativas para o período dos próximos doze meses.

A Forrester liberou recentemente um documento onde lista seis cenários distintos que moldarão o mercado de cloud computing ao longo de 2017. Segundo o documento, a nuvem entra agora em uma segunda onda de adoção, puxada pelo interesse dos usuários usar o modelo para servir melhor a seus clientes.

“As corporações, com grandes orçamentos, data centers e aplicações complexas olham para a nuvem como um ambiente viável para rodar suas aplicações core”, sinalizou Dave Bartoletti, analista da Forrester e um dos autores da pesquisa.

O estudo descobriu, por exemplo, que 38% das 1 mil maiores empresas da Europa e América do Norte estão construindo suas estruturas de cloud privada. Além disso, um terço (32%) do universo pesquisado avalia a adoção de serviços em ambientes públicos. Ainda, do total, 59% relataram que adotarão um modelo híbrido.

Pelas projeções da consultoria, o mercado global de cloud pública deve movimentar nada menos US$ 146 bilhões em 2017 – um salto considerável sobre os US$ 87 bilhões verificados dois anos antes.

A seguir, listamos seis previsões sobre cloud computing destacadas pela Forrester que devem figurar, em algum nível, nas estratégias corporativas e influenciar o mercado.

1. Provedores locais complementarão serviços de “mega cloud providers” como Microsoft, IBM e AWS;
2. Melhores práticas de gestão de ambientes manterão gastos com nuvem sob controle;
3. Sistemas essenciais serão migrados e mais aplicações serão desenvolvidas diretamente para o conceito de nuvem;
4. Pense sua nuvem privada considerando a hiperconvergência, que passam a ser um padrão na indústria;
5. Contêineres e microsserviços dominarão modelo de desenvolvimento de aplicações;
6. Ferramentas críticas habitarão em ambientes de nuvem pública.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.