+55 (11) 2078-4221

Cinco tendências que moldarão o mercado de cloud computing até 2020

27

nov, 17

Cinco tendências que moldarão o mercado de cloud computing até 2020

cinco-tendenciasVeja como abordagens vertical/horizontal, inteligência artificial e marketplaces definirão o futuro da nuvem no Brasil e no mundo nos próximos anossa mostra efervescência do mercado brasileiro de cloud, desencadeando o surgimento de centenas de startups focadas na oferta de SaaS

Diversas forças moldam o mercado de TI. A computação em nuvem, que redefiniu abordagens a partir de um consumo de tecnologias como serviço, passa por um período de adaptação à medida que ganha maturidade.

Se há algum tempo o modelo ainda gerava certas reticências por parte das organizações, agora há uma massificação do consumo. Com isso, vemos a abordagem e fornecedores se ajustando a demandas de mercado e ganhando força junto a clientes de diversos portes e setores com soluções em cloud.

No campo do software e infraestrutura como serviço (SaaS e IaaS) observamos alguns pontos que merecem uma atenção extra para quem deseja aproveitar ainda mais as oportunidades desse segmento.

A seguir, apresentamos cinco tendências que continuam a redefinir o cenário da oferta e consumo de cloud no Brasil e no mundo.

1. Horizontal ou vertical?

Existem dois grandes vetores que caminham em paralelo dentro do universo de cloud. A primeira versa sobre ofertas horizontais, ou seja, composta por ferramentas capazes de atender empresas independente de seu tamanho ou atividade econômica. Para esse segmento, a fase de educação de mercado já ficou para trás e o posicionamento da oferta deve ser destacar vantagens da nuvem versos o modelo tradicional (instalado).

A abordagem aqui toca muito mais provar o valor da nuvem a partir de casos práticos e experiências adquiridas a partir de implantações da tecnologia. Como se trata de um segmento mais maduro, há uma competitividade maior entre as empresas. Assim, é importante que a revenda que atua nesse segmento consiga agregar valor para posicionar-se como um parceiro estratégico (trusted advisor) na conta.

A segunda frente do mercado toca ofertas verticais, orientadas a setores e indústrias como agronegócio, varejo, finanças, manufatura, e assim por diante. Nesse nicho, empresas ainda encaram uma missão de evangelizar o mercado, convencendo clientes a migrarem aplicações que já rodam a bastante tempo para adotarem ferramentas “as a services”.

2. O componente mobilidade

Um dos elementos que puxa a adoção de tecnologias em nuvem é a possibilidade de acesso aos recursos de qualquer lugar (contanto que exista conexão com a internet). Essa busca pela mobilidade – que, em muitos casos, se reverte em maior produtividade das equipes – vem estimulando empresas ao uso de soluções como o Microsoft Office 365.

A tendência é que o contexto orientado ao “mobile first” deve se acentuar ainda mais ao longo dos próximos anos, puxados pela proliferação de ferramentas de colaboração e sistemas de apoio a vendas e relacionamento com clientes. Nesses casos, a habilidade do fabricante de TI em oferecer boa experiência móvel será fundamental para o sucesso da tecnologia.

3. Automação e inteligência artificial

Os robôs ganham terreno dentro das organizações. Há pelo menos dois anos, a inteligência artificial e automação ganham relevância no contexto empresarial. Esse tipo de recurso, em muitos casos, se aproveita da nuvem para oferecer todas as suas vantagens.

Além disso, também ajuda a tornar infraestruturas, plataformas e softwares como serviço (IaaS, PaaS e SaaS, respectivamente, na sigla em inglês) mais inteligente para ampliar sua efetividade para geração de negócios.

Na prática, é de se esperar que ferramentas como o Office 365 possam ser ainda mais preditivas e ajudar a produtividade dos usuários a partir da integração com o LinkedIn (adquirido pela Microsoft em 2016) e com o assistente pessoal Cortana.

Pelo lado de IaaS, ambientes de data center cada vez mais automatizados e baseados em contexto tendem a possibilitar um consumo de recursos entre nuvens públicas e privadas mais fluidas. Dessa forma, os consumidores poderão explorar o melhor do mundo híbrido de acordo com suas necessidades.

4. Um ecossistema mais pulsante

O amadurecimento do mercado de nuvem segue derrubando barreiras de consumo. Enquanto grandes fornecedores de TI movimentam seus produtos para o modelo de “as a Services”, há um surgimento exponencial de startups desenvolvendo produtos inovadores que endereçam demandas crescentes.

Uma pesquisa investigou mais de 400 executivos de startups focadas na oferta de tecnologias como serviço que operam atualmente no Brasil. Do universo pesquisado, é interessante notar que 71% do total das companhias ouvidas no estudo nasceram depois de 2010.

Essas empresas surgiram para oferecer soluções endereçadas a um mercado local cheio de particularidades, explicitando ainda mais a percepção de que é possível aproveitar o ambiente nacional para oferecer tecnologias em nuvem que preenchem gaps deixados por soluções estrangeiras, agregam valor e atendem a especificidades brasileiras. Essa abordagem garante vantagens competitivas e maiores oportunidades para quem consegue ter ofertas diferenciadas. Leia mais.

5. Negócios impulsionados por marketplaces

Cada vez mais produtos passarão a integrar e ser disponibilizados através de portais como o Cloud Marketplace Ingram Micro Brasil, onde é possível automatizar processos e reduzir drasticamente a venda/compra de tecnólogas em nuvem.

A ideia desse tipo de solução é permitir que o ecossistema de canais possa ingressar na oferta de cloud de forma simples e consistente, elevando sua lucratividade e entregando valor ao cliente. Com isso, as revendas podem se concentrar em ajudar o mercado em seu processo de transformação digital de uma forma eficiente.

O Cloud Marketplace Ingram Micro Brasil agrega uma gama de opções de tecnologias de fornecedores como Microsoft, IBM, Dropbox, Autodesk, BitTitan, Symantec e Acronis através de um único ponto centralizado de contato, que observa melhores práticas e resolve diversos desafios administrativos.

Leia mais sobre venda de cloud aqui.

Quer saber como aproveitar as oportunidades que surgem com o mercado de cloud? Entre em contato com a Ingram Micro e faça parte de nosso ecossistema de parceiros em nuvem no Brasil.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.