+55 (11) 2078-4221

BYOD é o novo padrão (e você precisa estar preparado)

02

jan, 18

BYOD é o novo padrão (e você precisa estar preparado)

byod-e-o-novo-padraA soma da mobilidade com computação em nuvem permite que empresas ampliem produtividade e ofereçam melhores experiências aos funcionários

Dispositivos móveis estão nas mãos de todos. Não admira se você estiver lendo esse post pela tela de um smartphone. De uns tempos para cá, a mobilidade virou um padrão e trouxe consigo uma mudança profunda. Esse impacto foi ainda mais significativo no contexto empresarial.

Hoje em dia, todo funcionário carrega um aparelho celular para dentro da rede corporativa – sendo que grande parte das vezes, ele acessa sistemas e dados da organização através desse telefone pessoal.

Porém, o que começou com uma (grande) ameaça passou a ser encarado pelas empresas como uma forma de elevar a satisfação e a produtividade dos colaboradores. Foi nesse ponto que o mercado cunhou um termo para classificar o movimento: BYOD, sigla para Bring Your On Device ou “Traga seu próprio dispositivo”, no português. O conceito segue em evolução e traz novos paradigmas, especialmente quanto somado a recursos em cloud.

A Microsoft publicou um blog interessante abordando esse contexto. O texto, intitulado “When BYOD is the new standard and you need to be equipped for it” (algo como “Quando BYOD se torna o novo padrão e você precisa estar preparado para isso”, em tradução livre), avalia como a combinação de produtividade móvel e sistemas em nuvem mudam completamente o cenário no mundo corporativo. Descubra mais neste vídeo aqui (em inglês).

“Nossos usuários simplesmente não usam mais uma estação de trabalho parada em uma mesa para fazerem seus trabalhos. Eles estão usando seu telefone, seu tablet, seu laptop e seu computador desktop, se ainda tiverem um”, comentou um dos entrevistados que deu depoimento para o artigo.

Segundo ele, há uma evolução rumo a um ecossistema amplo de dispositivos, que precisa oferecer uma experiência contínua aos usuários através das múltiplas telas, cada um cumprindo um papel para a produtividade. Isso só é possível a partir do uso de softwares como serviço (SaaS).

A visão é que a nuvem permite que empresas eliminem barreiras referentes ao local onde a aplicação estava instalada e oferecer essa facilidade através de múltiplos aparelhos. Sistemas como o Office365 são um exemplo clássico para ilustrar isso, uma vez que o usuário pode acessar todos recursos de suas ferramentas de produtividade através da cloud, bastando apenas conexão com a internet e independente do dispositivo.

A combinação de BYOD e nuvem muda drasticamente a forma como as pessoas trabalham e produzem, bem como o ambiente tecnológico para administradores de sistemas em todo o mundo. A certeza é que esses contextos estão presentes no dia a dia das organizações, e você precisa estar preparado para isso. Caso contrário, muito possivelmente, não conseguirá entregar inovações e boas experiências aos clientes e funcionários na velocidade que o mercado exige.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.