+55 (11) 2078-4221

Seis argumentos para justificar projetos de cloud

08

jan, 18

Seis argumentos para justificar projetos de cloud

Seis argumentos para justificar projetos de cloudReforce o discurso comercial destacando vantagens claras trazidas pela computação em nuvem

Cloud computing revolucionou o mundo de TI e oferece benefícios bastante tangíveis às organizações. Saber justificar os benefícios trazidos pelo consumo de tecnologias como serviço para o negócio do cliente é fundamental para capturar projetos e acelerar oportunidades.

Uma iniciativa do The Open Group desenvolveu um conjunto de considerações para tentar impulsionar o investimento em iniciativas envolvendo ferramentas em nuvem. A consultoria aconselha sempre considerar abordagens que avaliem necessidades de negócios atuais e futuras de clientes.

Além disso, outra recomendação é avaliar tanto benefícios diretos quanto indiretos trazidos pela cloud às operações e objetivos das organizações. A lista de argumentos contempla os seis pontos apresentados a seguir:

  1. Acelera a mudança – A redução de custos e velocidade de adoção recursos em nuvem vêm rápido. Cloud cria benefícios adicionais reduzindo gastos decorrentes do tempo de projetos a partir de implantação de sistemas e ambientes pré-configurados. Na prática, isso deve gerar, ainda, uma transição tecnológica mais veloz. Este é um objetivo comum para programas de melhoria de negócios que passam por situações de falta de verba e onde o tempo de implantação é crítico.
  2. Otimiza o custo total de propriedade (TCO) – Com a cloud, a velocidade de TI e de negócios seguem o mesmo ritmo. Isso significa que as empresas podem selecionar, projetar configurar e executar infraestrutura e aplicativos mais adequados a suas necessidades do negócio de acordo com a demanda existente em determinado momento. Esse atributo evita grandes investimentos antecipados em tecnologia e pode melhorar o TCO.
  3. Agiliza o provisionamento – Os recursos em cloud são ampliados e reduzidos para acompanhar a atividade comercial da organização. À medida que os negócios se expandem ou são redirecionados, novos recursos computacionais são facilmente adicionados ou suprimidos A compressão do tempo de provisionamento pode passar de semanas a horas e isso traz uma vantagem competitiva para empresas que atuam em mercados dinâmicos.
  4. Melhora o controle de custo – O crescimento da receita e as oportunidades de controle de custos trazidas por uma estratégia de cloud eficiente permitem que as companhias busquem novos clientes e mercados para o crescimento e melhoria de serviços de forma mais rápida e dinâmica. O provisionamento elástico e o gerenciamento de serviços devem ser diretamente proporcionais a atividades comerciais das empresas.
  5. Aumenta de segurança e redução de risco – Aspectos de proteção em nuvem evoluíram bastante nos últimos anos. Atualmente, é possível afirmar com certa segurança que cloud é tão ou mais seguro que ambientes on-premises. Essa mensagem deve ser considerada e reforçada junto aos gestores de TI.
  6. Habilita acesso a novos mercados e utilização da capacidade – A TI deve evitar tanto o excesso quanto sub-provisionamento para melhorar os serviços empresariais de forma mais inteligentes. Cloud computing precisa permitir o acesso a novas habilidades e inovações de forma mais rápida.

Segundo o The Open Group, esses argumentos ajudam a impulsionar e acelerar projetos de cloud. Além disso, há ferramentas eficientes para cálculo de retorno sobre investimento (ROI) que ajudam a definir e clarificar os benefícios da cloud.

Além disso, é importante ressaltar que cloud é uma forma eficiente de redução de custos, mas também de acelerar inovações a alavancar estratégias de transformação digital. Ao exigir menos recursos de gestão e administração do ambiente, a escala e disponibilidade da nuvem pública libera os times para focarem em inovação e iniciativas que ampliem a produtividade da organização.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.