+55 (11) 2078-4221

SQL avança rumo à inteligência artificial

30

nov, 18

SQL avança rumo à inteligência artificial


IA representa uma nova fronteira para indústria de TI e ganha cada vez mais espaço no banco de dados da Microsoft

A inteligência artificial (AI) chega como uma onda sobre o mercado de TI. O conceito ganha corpo e se materializa diante de nossos olhos como a nova fronteira e uma das principais apostas da indústria. O avanço tem relação direta à disponibilidade de dados, capacidade de armazenamento e poder computacional, trazidos em larga escala pela computação em nuvem.
Praticamente todo provedor de tecnologia olha com muita atenção para esse fenômeno emergente e busca posicionar suas soluções nesse mercado. A Microsoft é uma das companhias que se movimenta rumo ao futuro da AI. Ano após ano, a gigante lança ferramentas que exploram recursos de aprendizado de máquinas e deep learning para criar novas camadas de interação entre homens e computadores.
Talvez o seu produto mais famoso até hoje seja o assistente pessoal Cortana, mas o arsenal da gigante não termina aí, e se espalha por diversas camadas de sua tecnologia. A companhia roda uma estratégia para oferecer uma plataforma abrangente de dados, permitindo que que parceiros e clientes possam explorar uma próxima geração de aplicativos e ferramentas inteligentes.
São várias frentes de atuação perseguidas pela Microsoft. Uma delas toca a integração próxima das funções da IA a bancos de dados e nuvem para simplificar a implantação de aplicativos mais inteligentes. Outra versa sobre o uso da IA em serviços para melhorar o desempenho e a segurança dos dados. A terceira é a flexibilidade para que desenvolvedores incorporem vários serviços de nuvem em vários padrões de projeto, impulsionando plataformas construídas para os sistemas Microsoft.
Esse movimento ganha forma pois, na visão da companhia, enquanto no passado um padrão de aplicativo comum era criar modelos estatísticos e analíticos fora do banco de dados na camada de software ou em ferramentas estatísticas especiais, e implantar esses modelos em sistemas de produção personalizados. Isso resulta em muito trabalho pesado do desenvolvedor, e o ciclo de vida de desenvolvimento e implantação pode levar meses.
A ideia, agora, é simplificar drasticamente a implantação de inteligência artificial, trazendo o conceito para plataformas de dados já bem projetadas por meio de um novo modelo de computação. Para isso, a fabricante adotou uma nova abordagem com a próxima versão do SQL Server e recursos de deep learning e aprendizado de máquina profundamente integrados para oferecer suporte à próxima geração de aplicativos de IA de nível corporativo.
Na nuvem, o SQL no Azure está trazendo inteligência para proteger dados e aumentar o desempenho do banco de dados. A detecção de ameaças funciona 24 horas por dia, usando o aprendizado de máquina para detectar atividades anômalas que indicam tentativas incomuns e potencialmente prejudiciais de acessar ou explorar bancos de dados.
A simples ativação da detecção de ameaças ajuda os clientes a tornarem os bancos de dados resilientes à possibilidade de invasão. Outros recursos da ferramenta, como o ajuste de desempenho automático, implementam, ajustam e validam automaticamente o desempenho para garantir o melhor desempenho de consulta.
Juntas, essas funcionalidades inteligentes de gerenciamento ajudam a tornar o banco de dados mais seguro e mais rápido de forma automática, liberando o DBA (administrador de banco de dados) para tarefas mais estratégicos.
Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial se incorpora a ferramentas em nuvem da Microsoft, acelerando rotinas e entregando soluções mais efetivas e automatizadas, permitindo que os times de tecnologia se concentrem cada vez mais em alavancar negócios.
É importante sempre lembrar que os modelos em cloud são flexíveis e escaláveis por definição. Além disso, são suportados por um rico ecossistema de parceiros treinados nos modelos de arquitetura e dados. Comece hoje mesmo indo até a galeria do Azure para conhecer algumas soluções de inteligência artificial.
Para saber mais e aproveitar as funcionalidades em nuvem da Microsoft, visite o Ingram Micro Cloud Marketplace e conheça soluções que ajudarão sua empresa a acelerar sua jornada digital.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.