+55 (11) 2078-4221

Quer uma carreira de sucesso em cloud? Aqui vai uma dica preciosa…

14

fev, 19

Quer uma carreira de sucesso em cloud? Aqui vai uma dica preciosa…


Veja o que é necessário para garantir um futuro profissional atraente enquanto empresas seguem rumo à nuvem

Na corrida evolutiva é o mais forte que alcança o sucesso, mas o que melhor se adapta às mudanças. A frase atribuída a Charles Darwin talvez seja um pouco forte, porém não é exagerada e expressa de maneira exata a necessidade de constante atualização para quem quer se destacar em dias de extrema transformação e em um mercado altamente dinâmico como é o de tecnologia.

A nuvem é o alicerce do mundo digital. E, à medida que cloud se consolida e novos modelos tecnológicos ganham relevância, aumenta a importância de pessoas para liderarem projetos. Preparar-se é fundamental. E, sendo bastante direto, só há uma maneira de construir uma carreira de sucesso nesse campo: desenvolvendo e aplicando um plano de atualização constante que alinhe conhecimento técnicos e de negócios.

Com a tecnologia cada vez mais alinhada a demandas de mercado e servindo como base para iniciativas de transformação, o profissional de TI precisa compreender dinâmicas de mercado e saber como mesclar um viés especialista e generalista. Resolver essa equação é o que garante a atratividade em um futuro orientado para iniciativas digitais, que tem na nuvem um componente fundamental.

As tarefas relacionadas à cloud evoluem ainda mais rapidamente que outras posições de tecnologia. Isso representa uma oportunidade para ganhar mais dinheiro, porque as empresas estão ansiosas para atrair os talentos certos para executarem projetos, especialmente quando suas necessidades mudam a uma velocidade sem precedentes.

Sob o ponto de vista técnico, fornecedores de tecnologias detém forte influencia na formação de recursos humanos com habilidades. Microsoft, IBM e AWS possuem certificações que garantem conhecimentos específicos em integração, bancos de dados, aplicações e segurança.

Esses grandes playes tendem a concentrar esses programas de certificação em seus próprios produtos. Porém, também ajudam a construir conhecimentos básicos de arquiteturas e gerenciamento de projetos.

Adicionalmente, a maioria das empresas tem ou planeja uma estratégia que incluem mais de um provedor de IaaS, PaaS e SaaS, além de fornecedores e ferramentas adicionais que suportam essas implementações, incluindo plataformas de gerenciamento, agentes de serviços e ferramentas especializadas de segurança e governança.

O fenômeno de multicloud exige que profissionais saiam de uma visão específica para uma visão mais ampla e generalista. Assim, não é exagero dizer que, hoje em dia, é mais sobre a amplitude das habilidades do que sobre a profundidade.

Dessa maneira, os profissionais devem reconhecer e entender diferenças, os pontos fortes e fracos, entre as tecnologias dos provedores de nuvem para saber posicionar soluções dentro do contexto de negócios onde a empresa atua. Isso implica conhecer mais de uma ferramenta para fazer a composição da solução.

Um elemento adicional toca, ainda, uma ótica orientada a negócios. Não custa reforçar que é sempre importante aprofundar conhecimentos em gestão de projetos, inovação e governança para conseguir estabelecer uma ponte entre a tecnologia e as demandas de mercado.

A dica preciosa para quem quer uma carreira de sucesso em computação em nuvem é buscar atualização constante que permita mesclar para saber como conectar a inovação tecnológica e negócios. Ajudar a fazer essa conexão é justamente uma das propostas do Cloud Summit, que iremos realizar em março, em San Diego. Para saber mais, visite o site do evento.

COLOR SCHEME Unlimited color options are avaliable via Options Panel.